Quem sou eu

Minha foto
Niterói, RJ, Brazil
Estudante de Medicina Veterinária.

sexta-feira, 5 de março de 2010

GH e Prolactina



GH e Prolactina

O GH é o hormônio do Crescimento. A deficiência na sua produção em uma criança provoca Nanismo, e esse hormônio em grandes quantidades em uma criança provoca o Gigantismo. Quando o animal chega à fase adulta e a partir desse momento passa a produzir grandes quantidades desse hormônio, ele não vai crescer mais, mas, pode ter acromegalia (aumento das epífises).
A ação do GH faz com que o fígado produza substâncias denominadas Somatomedinas. Essas substâncias fazem o Feed Back negativo (inversamente proporcional) para o GH, ou seja, o aumento das Somatomedinas, diminuem a produção do GH, seja diretamente pela Adeno Hipófise (atuando sobre ela e consequentemente reduzindo a sua produção) ou indiretamente atuando no Hipotálamo, já que este produz o GH-IH (hormônio inibidor de GH que atua na Adeno hipófise, interrompendo sua produção). Os efeitos das Somatomedinas em pessoas saudáveis ainda estão sendo estudados.
A prolactina é um hormônio que promove para os envolvidos na prole um comportamento relacionado ao cuidado parental. Nas fêmeas de mamíferos é a responsável pela produção de leite. Nos peixes, o fato de subirem o rio para desovar, representa um comportamento parental, de cuidado, só que em menor grau, já que neste local os filhotes se desenvolvem melhor. Outro exemplo interessante é o caso dos lobos, em uma matilha apenas uma fêmea é capaz de reproduzir, é conhecida como fêmea alfa, mas, todas as fêmeas do grupo produzem leite, para preservar a prole caso a fêmea alfa venha a óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário