Quem sou eu

Minha foto
Niterói, RJ, Brazil
Estudante de Medicina Veterinária.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Hipófise


Hipófise

A hipófise é dividida em Adeno Hipófise e Neuro Hipófise.

Neuro Hipófise

A Neuro Hipófise é constituída por neurônios neurosecretores, também conhecidos como neurônios especiais. São na verdade, axônios de neurônios do hipotálamo, ou seja, os neurônios especiais são uma "parte" dos neurônios do hipotálamo que passam por ela. Esses neurônios não estão ligados a outro neurônio ou a uma placa motora, mas sim, a um vaso sanguíneo, dessa forma o seu produto é lançado direto na circulação. A Neuro Hipófise faz a produção e estoque de hormônios proteicos. São eles ADH e OCITOCINA.Os neurônios que produzem ADH, são diferentes dos que produzem ocitocina, por isso recebem estímulos diferentes.


ADH
O ADH também citado por alguns livros como vasopressina, é responsável por reduzir a produção de urina. É liberado quando ocorre uma redução na pressão arterial (PA). Quando ocorre uma diminuição da PA, os baroreceptores localizados no átrios, aorta e carótidas emitem um estímulo nervoso que chega a Neuro Hipófise, fazendo com que ela libere o ADH estocado. Esse hormônio atua nos rins aumentando a reabsorção de água dos túbulos contornados distais, dessa forma aumentando a quantidade de água no vaso sanguíneo e consequentemente a PA.
OBS: Existem outros mecanismos envolvidos no controle da PA exercido por outros hormônios, como a diminuição do calibre do vaso, ou a reabsorção de sódio, que traz consequentemente com ele água, mas por enquanto estamos vendo apenas a função do ADH.

Curiosidades:
O Álcool afeta a produção de ADH, por isso a pessoa desidrata.
A diabete insipidus é provocada pela deficiência de ADH, fazendo com que o indivíduo urine muito. diabete insipidus= urina sem sabor. (exatamente, antigamente eles provavam a urina).

OCITOCINA

A ocitocina é produzida com a finalidade de atuar principalmente em dois momentos: promovendo a ejeção do leite e na hora do parto. Atua também de outras formas, mas não são suas principais funções, como por exemplo, na hora da expulsão do sptz no macho. Conforme aumenta o estímulo do filhorte no sugar da teta, aumenta ocitocina (feed back positivo).
Um animal pode estar amamentando um filhote com outro no útero, esse animal precisa da ocitocina para ejeção do leite, mas esse hormônio não atua no útero, promovendo o parto. Isso acontece por que os receptores uterinos só começam a parecer conforme se aproxima a hora do parto. Se isso não acontecesse, ocorreria o aborto.
OBS: As células que contraem para explusar o leite sob ação da ocitocina, são denominadas céls mioepliteliais.

Adeno Hipófise


A Adeno Hipófise possui uma relação direta com o Hipotálamo, através do sistema porta-hipofisário (vaso sanguíneo exclusivo entre eles). Através desse sistema tudo o que é produzido pelo Hipotálamo é primeiro oferecido a Adeno Hipófise, esta utiliza o que precisa e o que não é utilizado por ela permanece na circulação.



Os hormônios principais da Adeno Hipófise são:



  • ACTH (Hormônio Adenocorticotrófico)- atuação no córtex da adrenal

  • TSH (Hormônio Tireoestimulante)- atuação na tireóide

  • FSH (Hormônio Folículoestimulante)- atuação nas gônadas

  • LH (Hormônio Luteinizante)- atuação nas gônadas

  • GH ( Hormônio do Crescimento)- atua em quase todas as células

  • Prolactina- atua na glândula mamária
    OBS: O GH e a Prolactina são produzidos e lançados no sangue, não atuam em outra glândula.


Os principais hormônios do Hipotálamo são:



  • ACTH-RH (Hormônio Liberador de ACTH)

  • TSH-RH ou TRH (Hormônio Liberador de TSH)

  • GnRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofinas)- estimula a produção de FSH e LH

  • GH-RH (Hormônio Liberador de GH)

  • GH-IH (Hormônio Inibidor de GH)

  • Dopamina (inibidor da prolactina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário